O Blog de Rúben Gomes

Um Blog com informações de quase todos os assuntos

Grand Treft Auto IV

Posted by rubixgomes em Segunda-feira, Julho 2, 2007

Depois do esperado e concorrido teaser, uma fonte anónima de dentro da revista Game Informer libertou informações sobre o ambicioso jogo Grand Theft Auto IV. As informações estão previstas para saírem na edição de Maio da revista, mas já circulam alguns detalhes interessantes.

O mais surpreendente será decerto a confidência de que alguns meses após o lançamento das versões Xbox 360 e PS3, irão ser reveladas as versões para PC, Wii e DS. Naturalmente que a jogabilidade será adaptada ao Wiimote, com este a servir para movimentos como o ataque com o bastão de basebol. Uma mecânica provavelmente semelhante ao que vimos em The Godfather, da EA.

Já se sabe um pouco quanto à história do jogo. Vamos realmente encarnar a personagem presente no trailer, um emigrante russo de nome Vladimir Burkovski, mas as suas feições podem ser personalizadas à nossa vontade. Para isso dispomos de um poderoso editor à maneira do que vemos em jogos como Top Spin ou porque não, no clone Saints Row.

Vladimir foge das autoridades do seu país e procura refúgio na cidade de Liberty City, mas a ambição da Rockstar vai mais longe. Não iremos explorar apenas esta cidade, o argumento leva-nos até duas outras, em distantes partes do mundo: uma é a cidade de onde Vladimir é natural, Red City, que aparentemente é inspirada em Moscovo. A neve desta cidade leva à introdução de novos veículos como limpa-neves ou motas de neve. A terceira cidade está sob maior segredo, mas rumores apontam para Hong Kong. Cada cidade deverá atingir metade do tamanho de San Andreas. Entre os destaques para visitar inclui-se um circuito de Fórmula 1 com respectivos carros, uma feira popular e um arranha-céus. A fonte referiu que durante um surpreendente tiroteio num oceanário tudo poderá ser destruído, principalmente os vidros dos aquários, com os peixes a saltarem para o chão.

Várias profissões paralelas serão incluídas, sendo um dos elementos de maior diversão dos jogos anteriores. Irão haver mais actividades relacionadas com o mar, sendo possível controlar traineiras de pesca, fazer pesca submarina (incluindo caças a tesouros submersos), jet-ski, corridas de lanchas, entre outros. Em terra firme teremos actividades como recolher o lixo da rua, entregar cartas ou mesmo entrar em actividades de companhias aéreas, controlando helicópteros e aviões para cumprir missões.

Mais surpreendente é que Burkovski tem à perna um agente do seu país, que chega também à América. Serão parte da história as sequências de perseguições, não estando confirmado se realmente o jogador irá também controlar o agente num papel alternativo. No entanto é referido que houve alguma inspiração na famosa série Prison Break.

A personagem vai envelhecer ao longo do jogo, e ganhando cicatrizes conforme a dureza das batalhas onde entra. Tudo o que vimos em San Andreas, desde o aumento de peso à mudança de roupa ou visual continua presente. Curioso é o pormenor de podermos adoptar um cão e treiná-lo para defender as nossas propriedades de intrusos.

Mas o mais importante é mesmo a possibilidade de arranjarmos uma esposa, casar e ter um filho. Ao que parece, o espaço temporal disto tudo leva a que o rebento cresça rapidamente – enquanto a nossa personagem envelhece apenas mais um pouco – e nos possa acompanhar em certos golpes, nomeadamente servindo de isco para a situação dos raptos (sobre a qual não foram adiantados mais detalhes). Aparentemente, aquilo que vimos em San Andreas acabou por ser um teste ao futuro da série, nomeadamente a namorada.

Os cenários não serão destrutíveis, mas um sistema de física apurado vai fazer com que os veículos se comportem de maneira mais realista, quase como vemos num ToCA Race Driver.

Uma das features mais importantes diz respeito às viaturas. Uma das imagens de marca da série é o facto de podermos utilizar e descartar qualquer viatura que circule no cenário. Neste título será igualmente possível, mas não é tão evidente como nos outros jogos, em que as viaturas estavam disponíveis, tipo pronto a comer. Podem roubar carros em circulação tirando de dentro os condutores, mas para os estacionados terão de partir o vidro e pô-lo a trabalhar num mini-jogo que simula uma ligação directa. Foi ainda mencionado que se virem um carro a ser estacionado e seguir o seu dono, podem atacá-lo e roubar as suas chaves para ficar com o carro.Nos anteriores jogos os jogadores tinham de levar os carros para a garagem para que ficassem definitivamente com eles. A Rockstar vai fomentar agora o coleccionismo. Ou seja, vão existir viaturas raras e até únicas (prevendo-se conteúdos adicionais mais tarde para descarga) que terão desgaste e os jogadores terão de cuidar deles, arriscando-se a ficar definitivamente sem eles. Por exemplo, sempre que façam riscos ou danos nos carros terão de ser levados às garagens para arranjar, além de manutenções. O facto de poderem conservar estes veículos especiais fomenta não só o coleccionismo, como também os passeios de Domingo! Parte da equipa de produção encontra-se a trabalhar na componente multiplayer do jogo. Segundo consta, serão possíveis confrontos massivos entre gangs rivais, com efeitos permanentes nos próprios cenários e jogos do jogador. Isto terá benefícios únicos, ainda não revelados, mas pensa-se que irá estar disponível uma versão da cidade exclusivamente para jogar online e onde cada jogador é um dos “cidadãos” da mesma. Os detalhes ainda são vagos nesta componente, mas denota grande ambição.

Ficaram ainda por esclarecer alguns detalhes do trailer, como a situação dos escravos ou tráfego de emigrantes. Será que a Rockstar vai sujeitar-se a mais polémicas?

IN : PTGamers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: